Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza seminário "A Política de Saúde Mental e o Serviço Social"

UFPI realiza seminário "A Política de Saúde Mental e o Serviço Social"

Na manhã desta segunda-feira (28), foi realizada a abertura do Seminário "A Política de Saúde Mental e o Serviço Social", no Auditório Noé Mendes, localizado no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí. Professores e estudantes do Curso de Serviço Social estiveram presentes nesse primeiro dia para debater sobre a área de Saúde Mental sob a perspectiva do Serviço Social. O evento acontece na UFPI no período de 28 a 30 de abril.

Estiveram presentes na abertura do Seminário, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Prof.ª Dr.ª Solange Teixeira; a coordenadora do Curso Serviço Social da UFPI, Prof.ª Dr.ª Lúcia Rosa; e a professora convidada da Universidade Federal de Tocantins (UFTO), Dr.ª Graziela Scheffer.

Mesa de honra (esquerda para direita): professoras Lucia Rosa, Thaís Guimarães, Solange Teixeira e Graziela Scheffer

O objetivo do Seminário é promover debates e lançar o tema de Saúde Mental para uma discussão constante. Segundo a Prof. Lúcia Rosa faltam espaços para debates sobre o tema. "Queremos congregar os profissionais de Serviço Social e discutir os principais dilemas da categoria dentro da área de Saúde Mental, além de construir uma agenda de discussões para desenvolver esse diálogo no decorrer do ano", afirmou a discente.

Professora Lucia Rosa inicia o Semniário

Lúcia Rosa disse que a rede assistencial dentro da área de Saúde Mental é insuficiente e precária. "Os nossos gestores pouco priorizam a saúde mental e, como o assistente social trabalha com a qualidade do serviço e com as políticas públicas, é nosso objetivo, também, capacitar e fomentar discussões para lutar pelo direito das pessoas que têm transtornos mentais".

A programação do Seminário é composta por palestras, debates e apresentação de experiências. A professora convidada para o evento, Graziela Scheffer (UFTO) vai ministrar uma palestra sobre o panorama geral do Serviço Social na saúde mental na reforma psiquiátrica brasileira. "Essa reforma, prevista pela lei, não foi implementada. As políticas são precárias e nós enfrentamos, ainda, debates dentro da área, como em relação à internação compulsória e discussão sobre novos serviços de atenção. Então, existe um modelo que está em debate e é importante termos consciência sobre a disputa que se desenvolve atualmente".

Professora Graziela Scheffer

O evento não é aberto à comunidade em geral. A estudante Francisca Cordeiro, aluna de Serviço Social da UFPI, comenta que não tem objetivo de trabalhar na área da psiquiatria, mas acredita que é importante está informada, pois é uma questão social de grande relevância. "Existe muito preconceito e uma grande barreira em relação às pessoas com transtornos mentais. Dessa forma, a sociedade como um todo precisa conhecer e se informar sobre o tema, para tratarmos de uma forma melhor e menos agressiva os pacientes", comentou.

Confira aqui a programação do Seminário.